Alguns tipos de fraudes
- Milena Brasil

- 23 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2022

1. Phishing
Maneira utilizada pelo fraudador para recuperar SUAS informações de pagamento ou conexão, fingindo ser uma organização reconhecida em que você confia. Pode ser seu banco, seu fornecedor de energia, sua operadora de telefonia e etc. Em geral, a solicitação de informações é feita por e-mail. As correspondências parecem estranhamente com e-mails reais nos quais você é solicitado a confirmar suas informações pessoais para ser reembolsado por algo ou continuar recebendo algum benefício. Essas fraudes também podem passar por simples SMS. O objetivo desses golpes é roubar suas informações bancárias, salvar seus IDs de usuário e senhas ou até mesmo roubar sua identidade.
2. Fraude do técnico/Testes falsos
Os fraudadores apresentam-se como operadores dos serviços técnicos de um banco, por exemplo. Eles entram em contato com você para realizar testes, reforçar o nível de segurança ou oferecer atualizações na sua área de assinante. Eles oferecem a você o controle do seu computador e/ou incentivam você a fazer uma transferência para testar as atualizações. Você acha que está em um ambiente de teste e segue as instruções dadas a você. Infelizmente, você acabou de dar acesso a informações e espaço conectado pessoal.
3. Golpes de mídia social
Promessa de dinheiro fácil, trabalho muito bem pago em casa ou até mesmo pedido de serviço por comissão, as vítimas são abordadas nas redes sociais por fraudadores sem escrúpulos que usam contas falsas e perfis falsos. A fraude mais frequente é a da “transferência comissionada”. Em troca de uma comissão interessante, a vítima deve receber fundos e depois fazer uma transferência, geralmente para um banco estrangeiro ou um banco online. Em alguns casos, a vítima confia seu cartão de crédito e o código ao seu "amigo" para saques. Farejando dinheiro fácil, a pessoa desavisada dá todos os seus dados bancários ao golpista que os contatou. Infelizmente, uma vez feita a transferência do dinheiro, a vítima percebe que o cheque não foi pago e que o fraudador fugiu com o dinheiro. É claro que ele não está mais acessível e fechou todos os seus perfis de mídia social.
4. Falsas ofertas de emprego
Os sites de emprego às vezes escondem golpistas que procuram tirar proveito da fragilidade das pessoas que procuram um novo emprego. Portanto, é aconselhável que os candidatos a emprego desconfiem de ofertas anormalmente atraentes ou excessivamente envolventes: • salário anormalmente alto; • horas reduzidas ou trabalhos de casa trabalhosos; • oferta enviada em horários inusitados para uma empresa; • oferta cheia de erros ortográficos ou gramaticais; • remetente de outro país ou continente; oferta que pede que você envie dinheiro para obter uma entrevista ou pedido de emprego. O único objetivo dessas ofertas falsas é obter informações pessoais ou defraudar você em dinheiro.
5. Fraude em empréstimos
Há algum tempo, a fraude de resgate de crédito se intensificou. Nesse cenário de fraude, os golpistas se passam por uma agência de crédito. Eles entram em contato com os detentores de crédito com a promessa de resgate a uma taxa imbatível. Pretextando os passos para abrir um arquivo, os fraudadores extraem das vítimas todas as informações necessárias para abrir o crédito online. Um novo crédito é então aberto com a identidade usurpada. O montante emprestado é pago à instituição de crédito por conta da vítima que é depois contatada para transferir o montante para uma conta externa. Acreditando finalizar a operação de recompra de crédito, a vítima não desconfia e seu dinheiro desaparece na natureza.
6. Fraude de Investimento
A Autorité des marchés financiers (AMF) e os profissionais do sector do investimento lançam um novo apelo, ao qual nos juntamos, para a maior vigilância face ao forte aumento da utilização de usurpações de nomes de actores ou produtos financeiros para levar os aforradores a subscrever investimentos falsos. O modus operandi geralmente é o seguinte: você preenche um formulário online que promete investimentos lucrativos e permite que golpistas coletem seus dados pessoais. Você é então chamado por um falso consultor ou gerente, muito assertivo e persuasivo, instando-o a decidir rapidamente a subscrever o investimento apresentado como uma oportunidade a ser aproveitada muito rapidamente. Na realidade, o investimento não existe e você perde todos os fundos que transferiu!
Envolvido em alguma dessas situações? Entre em contato conosco, nossa especialidade se dá basicamente em análises e consultoria nas áreas de documentação, assinaturas e investigações digitais.







Comentários