top of page

CIBERCRIMINALIDADE

  • Foto do escritor: Noemi Santana
    Noemi Santana
  • 5 de mar. de 2022
  • 1 min de leitura

Os ataques podem atingir indivíduos, mas também empresas e administrações. Os criminosos visam obter informações pessoais para explorá-las ou revendê-las (dados bancários, identificadores para sites comerciais, entre outros).



ree


Ransomware é exemplo conhecido de ato malicioso que prejudica o usuário da Internet, é um programa cada vez mais popular.


O objetivo: criptografar os dados e depois pedir ao proprietário que envie dinheiro em troca da chave que permitirá que seja descriptografado.


O cibercriminoso “se disfarça” de terceiro confiável (bancos, administrações, provedores de acesso, etc.) e transmite uma mensagem fraudulenta, ou contendo um anexo contaminado.

A mensagem convida os destinatários a atualizar suas informações pessoais (e muitas vezes bancárias) em um site falso e em um clique, ele é redirecionado para o site falsificado que coletará todas as informações que ele fornece.


PARA SE PROTEGER:


Não confie espontaneamente no nome do remetente da mensagem. Em caso de dúvida, não hesite em contactar o remetente por outro meio.

Cuidado com os anexos, eles podem estar contaminados. Nunca responda a solicitações de e-mail de informações confidenciais.


Passe o mouse sobre os links, preste atenção nos caracteres acentuados no texto, assim como na qualidade da língua falada pelo seu interlocutor (exemplo: ortografia).


Faça backup regularmente em dispositivos externos.


Atualize regularmente todos os seus principais softwares, favorecendo sua atualização automática.


Na sequência de uma fraude ou de um ciberataque, apresente uma denúncia junto da polícia ou órgão superior competente.

 
 
 

Comentários


bottom of page