Sem saber, aposentados estão pagando por um seguro que nunca contrataram
- Noemi Santana

- 24 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

A proposta parece tentadora, um seguro que custa entre R$ 19 e R$ 52, por mês, e que dá direito a vários benefícios. O problema é que milhares de aposentados em todo o país estão sendo cobrados por um seguro que não contrataram. Esse desconto mensal no contracheque do INSS é ilegal.
Deste modo, vale mencionar como os dados do INSS que são sigilosos são repassados para os golpistas:
O esquema é bem estruturado, agenciadores ficam responsáveis pela capacitação de novos clientes que repassam os dados para correspondentes ou representantes bancários que cadastram os serviços sem que o aposentado ou pensionista tenha conhecimento e acabam contratando seguros tais como, seguro de vida, assistência residencial, consertos de eletrodomésticos, auxilio funeral entre outros. As asseguradoras enviam eletronicamente os contratos com assinaturas falsas dos aposentados ou pensionistas para o INSS que autoriza os bancos a fazerem os descontos nos benefícios.
De acordo com Jonas Campos (Repórter), foi descoberto um verdadeiro comercio clandestino. Sucedeu um trabalho investigativo com infiltração de repórteres em grupos de conversa de aplicativo de celular, onde foi constatado a venda dos dados dos aposentados.
Ademais, O mercado de falsificação atinge também o empréstimo consignando nesse sentido, ao adquiri o empréstimo leva conjuntamente outro serviço, no caso a seguradora condicionando o consumidor que só pode adquirir o empréstimo juntamente com o seguro, configurando a venda casada ou condicionada, o que de acordo como artigo 39 é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor por considerar pratica abusiva.
O INSS alerta que ao constatar qualquer tipo de empréstimo não autorizado o aposentado ou pensionista pode pedir o cancelamento imediato da cobrança por meio de um requerimento entregue em qualquer agência da Previdência Social ou diretamente ao Sindicato ou Associação do qual é filiado.








Comentários